As crianças devem sempre usar calçados com o formato de seus pés e que permitam o livre movimento de seus dedos. Saltos são inadequados, pois o esqueleto da criança ainda é imaturo podendo gerar futuras anormalidades. A sola do calçado deve ser capaz de proteger os pés de lesões e oferecer amortecimento sem que tenha tamanho exagerado.
A cobertura do calçado deve ser feita de material que permita que o pé "respire", evitando fungos e bactérias causadoras de odores fortes e frieiras.
Respeitar os próprios pés significa respeitar a si mesmo. Devemos cuidar deles, pois qualquer problema que venhamos a ter com eles, nos causará transtorno e dor. A escolha correta do calçado ajuda a evitar lesões.
*Há vários tipos de anomalias no pé. As mais comuns são as anomalias do arco - curvatura que irá definir o tipo de pisada, ou seja, onde irá exercer maior ou menor pressão ao caminhar na planta dos pés. O pé plano, ou pé 'desabado', é aquele onde não há nenhuma curvatura, e a pressão exercida geralmente é na parte medial (dentro) da planta do pé causando muitas vezes dores na coluna. O pé cavo tem uma curvatura muito maior da "ideal" e por isso exerce mais pressão na lateral do pé causando diversos problemas principalmente nos quadris e joelhos ao longo da vida.
PS (*NELSON ALGÉS* tem palmilhas anatómicas para evitar esses problemas)https://www.facebook.com/NELSON.ALGES.nelsinhonnc
Sem comentários:
Enviar um comentário